Demonização dos políticos: a quem interessa?

É preocupante o rumo que o debate político está tomando no Brasil.

Uma discussão emocional, superficial e até mal-intencionada que induz o cidadão brasileiro a acreditar que todo político é ladrão e que o sistema legislativo brasileiro é caro e improdutivo.

A denúncia dos escândalos de corrupção e improbidade administrativa veículos pela “grande mídia” não cumpre a missão de informar o leitor/telespectador e discutir as causas e soluções para o problema. Visam apenas um tratamento superficial da matéria, apenas com o objetivo de enlamear honras e prejudicar governos.

A corrupção existe, é endêmica e precisa ser combatida por todos. Mas demonizar a classe política só interessa aos inimigos da democracia.
Existem políticos malfeitores? Existem (e bastante). Mas a generalização é perigosa e burra.
Se aparece uma denuncia de pedofilia contra um padre, eu vou deixar de ser católico?
Se surge um pastor ladrão, eu vou abandonar minha igreja evangélica?
Se leio que um erro médico matou um paciente, eu vou ficar doente e não procurar um especialista?

Somente uma reforma política séria e profunda pode alterar este quadro.  O excesso de siglas partidárias (mais de 30 representadas no Congresso) e a falta de vinculação entre os votos para o parlamento e para a presidência da republica geram todos estes problemas. O chefe do executivo federal é eleito com mais de 60 milhões de votos e seu partido elege menos de 100 deputados. Daí surge a necessidade de negociações de cargos e outras coisas impublicáveis.

Por que isto não é explicado ao povo? Porque preferem simplesmente enlamear a classe política? A quem isto interessa?

Nos últimos tempos vimos uma enxurrada de críticas aos salários dos parlamentares, desviando do foco a verdadeira questão: o que faz um parlamentar? Se o salário é caro ou barato depende do que ele produz para a nação. Então a simples crítica aos proventos é falsa e superficial.
Os parlamentares da situação apenas cuidam de aprovar as medidas provisórias enviadas pelo executivo. Os da oposição só querem saber de criticar o governo e criar C.P.I’s. Passam a semana esperando a revista VEJA publicar o próximo escândalo para pautar o trabalho da semana: qual ministro vamos derrubar este mês?

Este deve ser o debate da grande imprensa e dos movimentos sociais organizados. 

Do jeito que o assunto está sendo tratado, só interessa aos inimigos da democracia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADOS UNIDOS: O COMEÇO DO FIM!

FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA

JOSUÉ DE CASTRO: POR UM MUNDO SEM FOME.